2º Edital Dabucury recebe 45 propostas de organizações indígenas da Amazônia Legal

O 2º Edital do Projeto Dabucury recebeu 45 propostas de organizações indígenas da Amazônia Legal. Do total, 14 propostas foram inscritas na Categoria Jenipapo e 31 na Categoria Urucum, demonstrando o interesse das organizações indígenas de base em acessar os recursos voltados ao fortalecimento da gestão territorial e ambiental. Juntas, as inscrições representam 52 terras indígenas na Amazônia Legal, abrangendo mais de 52 milhões de hectares.

As propostas vieram de oito estados da região. O Amazonas liderou com 15 inscrições, seguido por Mato Grosso, Pará e Rondônia, com seis cada. Maranhão enviou quatro propostas, enquanto Acre, Roraima e Tocantins apresentaram, cada um, entre duas e três inscrições.

A diversidade de propostas recebidas reforça o alcance do Edital Dabucury e o engajamento dos povos indígenas em consolidar suas iniciativas de proteção dos territórios e valorização de seus modos de vida.

PROJETO DABUCURY


O projeto “Dabucury – Compartilhando Experiências e Fortalecendo a Gestão Etnoambiental das Terras Indígenas da Amazônia Brasileira”, uma iniciativa da CESE e da Coiab, com apoio do Fundo Amazônia/ BNDES a fim de apoiar projetos de gestão territorial e ambiental indígena, no intuito de avançar na implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e viabilizar o acesso das organizações indígenas aos recursos para realização dos seus projetos.