A CESE

Um Breve Histórico

A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço é uma organização ecumênica composta por seis igrejas cristãs, fundada em 1973 para ser uma expressão do compromisso ecumênico em defesa dos direitos humanos. Naquele momento, vivíamos no país sob uma Ditadura Militar, um ambiente de cerceamento das liberdades democráticas. 

A CESE, desde suas origens, tem por finalidade a promoção, orientação, apoio e acompanhamento, em todo o território nacional, especialmente no Norte e Nordeste, das atividades ecumênicas de serviço. Ela fundamentou-se nas diretrizes de ação que orientaram o Encontro-Consulta sobre Ajuda Inter Eclesiástica Norte-Nordeste do Brasil, realizado na cidade de Salvador, no ano de 1972. 

Criada no auge da Ditadura Militar, quis ser um sinal de esperança ao adotar o ecumenismo de serviço voltado para a defesa de direitos, que significa um serviço politizado para atender a demandas dos movimentos sociais e apoiar medidas efetivas que mudem a situação das populações mais vulneráveis, marginalizadas e excluídas. Com isso, desde aquela época, a CESE afirma um novo conceito de diaconia, superando o assistencialismo e atuando nas causas dos principais problemas sociais, colocando-se o mais próximo das populações mais vulnerabilizadas que procuram formas de organização, mobilização e educação para transformar a realidade. 

Há cinco décadas, a CESE ocupa um lugar de convergência entre igrejas, fontes apoiadoras e movimentos populares. Tem como foco de sua ação os movimentos sociais e organizações populares, expressas nas diversas formas de associativismo comunitário; associações e cooperativas, grupos de base; igrejas, organizações ecumênicas e outras baseadas na fé, movimentos sociais de caráter local, regional e nacional; redes, fóruns e outras modalidades de articulação. As organizações prioritárias são as que se identificam com os princípios éticos norteadores do trabalho da CESE, apresentando capacidade de mobilização e construção de alternativas comunitárias e/ou buscando intervir nas políticas públicas, nos vários âmbitos (do local ao nacional), e que demonstram potencial para desenvolvimento de ações articuladas. 

A CESE assume um lugar de convergência entre organizações que apoiam e organizações apoiadas, sejam ecumênicas e/ou de movimentos populares, sempre no sentido de cuidar da casa comum, em defesa da justiça, da democracia e na construção do bem viver.