8 de março – Greve internacional de Mulheres

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é uma data global de mobilização e luta pelos direitos das mulheres.

Em Salvador, as manifestações estamparão o tema “Política: Palavra feminina – Representatividade das Mulheres Nos Espaços de Poder”, propondo uma reflexão sobre as mulheres e o mundo da política.

A CESE compreende que as desigualdades de gênero persistem nas várias esferas da vida social e política e toma a igualdade de gênero como princípio ético, ou seja, como um valor norteador para suas ações e para sua própria constituição. Entende a equidade de gênero não só como igualdade de oportunidades, mas também como acesso justo e igualitário a recursos materiais e ao exercício do poder em todas as esferas da vida, de forma a reverter desigualdades historicamente construídas.

Entende ainda que a equidade de gênero é um elemento constitutivo de sua missão, uma vez que os direitos humanos e a democracia com justiça, centrais na formulação da missão institucional, somente podem ser assegurados se também houver equidade de gênero.

Para incidir nessa realidade, o carro-chefe da CESE, seu Programa de Pequenos Projetos, já apoiou 1036 projetos voltados para o fortalecimento das lutas das mulheres entre 2005 e 2019. Foram investidos mais de 8 milhões de reais e beneficiadas 446 mil mulheres. #8M #NemUmaaMenos #TodasLivres