Conforme o Relatório Anual do Fogo (RAF) do @mapbiomasbrasil, 64% da área afetada pelo fogo no Brasil entre 1985 e 2024 queimou mais de uma vez. Só o Cerrado teve 3,7 milhões de hectares queimados mais de 16 vezes em 40 anos!
Juntos, Cerrado e Amazônia concentram 86% da área queimada no Brasil. No Cerrado, 45% do bioma foi afetado pelo menos uma vez nos últimos 40 anos. Em 2024, a área queimada no Cerrado, de 10,6 milhões de hectares, representa um crescimento de 10% em relação à média histórica. Historicamente, o fogo natural no Cerrado era provocado por raios na estação chuvosa. No entanto, o que vemos hoje é um aumento expressivo de incêndios no período de seca, impulsionados pelo avanço predatório do agronegócio e pelo desmatamento que ameaça a socio biodiversidade dessas regiões – o que agrava e está diretamente relacionado com as mudanças climáticas. O avanço do fogo sobre as formações florestais é especialmente preocupante, ameaçando a biodiversidade e a resiliência desse bioma, como alerta Vera Arruda, pesquisadora do IPAM e coordenadora técnica do MapBiomas Fogo.
🔗 Para entender mais sobre a relação histórica do fogo com o Cerrado e os desafios atuais, convidamos a leitura do artigo ‘A luta da Comunidade Quilombola da Barra da Aroeira em defesa do seu território’ no site da Campanha.
Com informações do @mapbiomasbrasil.
Por assessoria de comunicação Campanha em Defesa do Cerrado
