Assembleia Anual da CESE elegeu nova diretoria para o triênio 2021 – 2024

Realizada de modo virtual, a 48ª Assembleia Ordinária da Coordenadoria Ecumênica de Serviço aconteceu na última terça feira, 8 de junho, reunindo a atual diretoria do triênio 2019 – 2021, a coordenação executiva, delegados e delegadas e representantes das igrejas associadas e de organizações parceiras convidadas.

A Assembleia foi marcada por muita reflexão e emoção: momentos de mística, cantos e depoimentos em vídeo de representantes de movimentos apoiados pela CESE.

Alexandre Brasil Fonseca / UFRJ, Paz e Esperança e Coletivo Bereia

A programação da manhã teve como destaque a participação de Alexandre Brasil Fonseca. Alexandre é sociólogo, professor associado e diretor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente de Paz e Esperança /Brasil e coordenador estratégico do Coletivo Bereia que atua na informação e checagem de notícias.  Fonseca alertou os/as representantes das igrejas e organizações convidadas sobre o papel das fake news na manipulação da fé.

Ainda pela manhã, foi apresentado o vídeo da retrospectiva 2020 da CESE e o Relatório de Atividades e Financeiro do período. Todos foram aprovados por unanimidade.

Diretoria Institucional da CESE 2019-2021 – Foto registrada na CESE em 2019

Pela tarde, Padre Marcus Barbosa ( ICAR), que presidiu a CESE nos 2 últimos triênios apresentou a palavra da Diretoria Institucional de retrospectiva e agradecimento à equipe.

‘’Nosso mandato foi marcado pela pandemia, assim como todas as nossas vidas, atividades e lutas. Como muitas famílias brasileiras, a família CESE também foi tocada pela COVID19 e teve perdas e momentos de muita preocupação, dor, mas também de comunhão e solidariedade. Apesar desses tempos tão difíceis da vida da CESE, ela continuou sua missão de modo relevante e sai, desses últimos três anos, mais fortalecida’’. Trecho da carta da Diretoria Institucional. Leia aqui a carta na íntegra.

A CESE preparou um vídeo de agradecimento aos que participaram da Diretoria Institucional nos últimos 3 anos, carregado de memórias, encontros e celebrações.

Diretoria Institucional da CESE eleita para o triênio 2021-2024

Em seguida, aconteceu a eleição da nova diretoria para os próximos 3 anos que ficou assim composta:  Presidência- Pastora Helivete Ribeiro Pinto Bezerra,  da Aliança de Batistas do Brasil. A Presbítera Eleni Rodrigues Mender Rangel (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) ocupará o cargo da vice-presidência. O Pastor Cláudio Márcio Rebouças da Silva (Igreja Presbiteriana Unida) será o Primeiro Secretário e o Diácono Luciano Lima Santana
( Igreja Católica Apostólica Romana)  ocupará o cargo de  Segundo Secretário. Prosseguem na direção da CESE também o Bispo João Câncio Peixoto Filho (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB) como Primeiro Tesoureiro e o Pastor Renato Küntzer (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB), como Segundo Tesoureiro. A Srta. Josileide José dos Santos (Aliança de Batistas do Brasil) atuará no Conselho Fiscal, juntamente com a Sra. Carmem Andréa Blaas Rodrigues (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) e o Pastor Sidney Retz, da  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A Sra. Júlia Taís Campos Ribeiro de Oliveira (Igreja Católica Apostólica Romana), será a suplente do Conselho no triênio.

Palavra da Presidenta da CESE eleita para o triênio 2021-2024

Irmãs e irmãos de caminhada! Minha palavra nesse momento em que sou conduzida a presidência da CESE, é da mais profunda gratidão pela confiança depositada não apenas em mim, como mulher, negra, pastora, feminista, mas em toda a Aliança de Batistas do Brasil, “irmã mais nova” nessa caminhada ecumênica, mas que tem buscado cooperar de forma mais sincera e dedicada possível.

Lembrando as palavras do poeta e cantor dessa terra, Raul Seixas, “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Nesses tempos sombrios em que querem nos tirar tudo, inclusive a capacidade de sonhar, que sigamos ousadamente sendo resistência, anunciando que morte nunca terá a última palavra – mas sim penúltima – a palavra definitiva sempre será a vida, e vida em abundância.

Sigamos, pois, juntas e juntos, no mesmo sonho rebelde que o nosso Mestre.
Obrigada!

Pastora Helivete Ribeiro Pinto Bezerra

Presidenta da CESE eleita para o triênio 2021-2024: Helivete Ribeiro Pinto Bezerra (ABB) é teóloga e psicóloga. Integra a coordenação do Coletivo Vozes Marias e do Grupo Mulheres na Vida, do Centro de Estudos Bíblicos e Grupo Coletivo Vozes Marias, EIG , Evangélicas pela Igualdade de Gênero. Atua na pastoral da Mulher – Primeira Igreja Batista dos Bultrins em Olinda, Pernambuco.|

Relatório de Atividades da CESE 2020

No encontro foi aprovado o Relatório de Atividades e Financeiro de 2020, documento que reúne
as ações, estratégias e resultados do trabalho da organização neste período.
Acesse aqui o documento.

Para a CESE, este relatório é um importante instrumento de gestão, de prestação de contas e de diálogo com quem apoia a instituição. Nada do que foi realizado seria possível sem a parceria de agências de cooperação, Institutos e Fundações que acreditam no nosso trabalho.  Ele oferece insumos para discussões, debates e reflexões e contribui para tomada de decisões, mudanças de rumo ou também para reforçar posições ou apontar novas alternativas, estratégias e prioridades.

‘’Quando recebo o relatório no Conselho Fiscal não vejo números, vejo ações e as pessoas que foram apoiadas pelo esforço da CESE em várias iniciativas pelo país. É um resultado muito sério e positivo  que reflete a compromisso da organização com as lutas populares’’ ressaltou a Srta. Josileide José dos Santos, que foi reconduzida ao Conselho Fiscal da CESE  no próximo triênio.

Leia aqui o Parecer do Conselho Fiscal e aqui todas as auditorias e pareceres de 2020.