Baixe a publicação “O esperançar dos povos”

A CESE lançou nesta quarta-feira (23) a publicação “O Esperançar dos Povos”. O lançamento aconteceu durante a realização da Roda de Conversas “Antirracismo e Sistemas Alimentares”, virtualmente. O texto foi escrito por Flávia Quirino e conta com organização de Rosana Fernandes e Olga Matos, ambas assessoras de Projeto e Formação da CESE. A construção desse material contou com apoio de Misereor.

Flávia Quirino é maranhense. Jornalista, formada na Universidade Federal do Tocantins, tem atuação profissional pautada no campo da comunicação e direitos humanos, em suas diferentes vertentes. É Mestranda em Comunicação pela Universidade de Brasília e atualmente editora regional do Brasil de Fato no Distrito Federal. Foi vencedora, em 2023, da 17ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA – Regionalidade na categoria Centro-Oeste.

Baixe a publicação “O esperançar dos povos”

Construída a partir das discussões realizadas em atividades promovidas pela CESE, esta publicação visa compartilhar um pouco dessa experiência envolvendo Povos do Campo, das Florestas, das Águas e das Cidades. Participaram desses espaços de reflexão coletiva 53 movimentos e organizações do âmbito rural e urbano, de 27 Estados.

A publicação traz um olhar para os desafios e estratégias no esperançar desses diversos povos se propondo a refletir acerca de questões como: Qual a relação entre povos do campo, das águas, das florestas e povos das cidades? O que conecta as lutas desses povos, quais os desafios para uma aliança? As lutas por justiça climática, soberania alimentar, direito à moradia, saúde, luta pela terra são lutas comuns ou desafios?

Foram pautadas denúncias, compartilhadas reflexões sobre as lutas por um país com justiça social e acesso aos direitos, democracia e soberania, sempre buscando articular a discussão sobre como as desigualdades de gênero, classe, raça e etnia estão interligadas, formando uma teia de discriminações que impactam estruturalmente a sociedade.

A obra também analisa o impacto de eventos políticos como o avanço da extrema-direita no mundo, o resultado das eleições municipais de 2024, em que a esquerda viu sua presença diminuir ainda mais à frente das prefeituras e mesmo o próprio governo de Jair Bolsonaro, representante de um grande retrocesso na luta por direitos e ainda ressoarão por anos.

Acesse a página de publicaçãos da CESE e vá até a seção “DIREITO A TERRA, ÁGUA E TERRITÓRIO” para baixar a publicação “O esperançar dos povos”.