CEBIC promove manhã de estudos sobre Fé e Política

Na manhã de sábado, dia 27 de julho, o Conselho Ecumênico de Igrejas Cristãs – CEBIC se reuniu nas dependências da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE para trabalhar o tema trabalhando o tema: Fé e Política: Caminhos de resistências e esperança. E contou com representações da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Evangélicas de Confissão Luterana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Batista de Nazaré e Igreja Católica Independente  Estiveram presentes ainda representantes da Pastoral Fé e Política, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e da CESE.

Iniciamos a manhã de estudos com uma palavra de acolhimento das Reverendas Sônia Mota e Bianca Daébs. Em seguida foi realizada uma dinâmica de apresentação e sensibilização, falando sobre os nossos sentimentos sobre o Brasil hoje. As palavras que mais apareceram neste momento foram: angústia, opressão, divisão, indignação, intolerância e violência. Em seguida, cantamos juntas “Se calarem a voz dos profetas, as pedras clamarão, se fecharem os poucos caminhos, mil trilhas nascerão, muito tempo não dura a verdade, nessas margens estreitas demais, Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais…”

A Reverenda Sônia Mota da Igreja Presbiteriana Unida fez uma breve reflexão acerca da atual situação política do Brasil e, na sequência, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Fé e Política e pela Frente Evangélica pelo Estado de Direito. Em seguida, abrimos o debate sobre: Como a nossa fé pode nos ajudar a exercer a Cidadania Profética?

Após um breve intervalo as pessoas se reuniram  em pequenos grupos e buscaram responder a duas perguntas: 1. O que é inegociável nesta Eleição? e 2. O que não pode faltar no plano de governo? Para a primeira questão as respostas com maior incidência foram: o voto, as políticas voltadas à garantia de Direitos Humanos, a manutenção da via do diálogo, a democracia e a ficha limpa. Para a segunda pergunta as respostas foram: proposta na área de saúde e educação; Propostas que não reduzam direitos como a reforma da previdência social e a ética.

Na culminância da manhã de estudos sobre Fé e Política, as pessoas foram convidadas a “esperançar”… a sonhar e lutar por um Brasil melhor, então elas resgataram as tarjas com os sentimentos do início e escreveram seus sonhos. As principais palavras registradas foram: mudanças, transformação e justiça. Depois de uma pequena síntese da manhã foram distribuídos exemplares da edição comemorativa dos 70 anos da Carta de Direitos Humanos editada pela CESE, e a cartilha Decálogo para bons votos em 2018 de autoria da Aliança Evangélica.

Concluímos cantando… “Se é para ir para luta eu vou! se é pra tá presente eu tô! Pois na vida da gente o que vale é o amor…” E todos fomos para mais  um momento de Comunhão, a Feijoada do CEBIC feita com muito carinho pelo Reverendo Anglicano Bruno Almeida.

Fonte: CEBI (Centro de Estudos Bíblicos)

Crédito das fotos: Thiago Rolim