CESE compartilha experiências brasileiras em webinar internacional sobre mobilização de recursos

No dia 12 de setembro, a Change the Game Academy – Região Andina, em parceria com a PODION Corporation, realizou o webinar “Diferentes experiências de mobilização de recursos locais: vozes do Sul”. O encontro reuniu representantes da Ásia, África e América Latina, promovendo a troca de práticas e reflexões sobre sustentabilidade das organizações da sociedade civil.

A CESE esteve representada por Lucyvanda Moura, assessora de Projetos e Formação, master trainer e coordenadora do Virando o Jogo – Change the Game Academy –  no Brasil. Ela compartilhou a trajetória da organização no campo da mobilização de recursos, destacando os caminhos trilhados desde a dependência dos recursos da cooperação internacional até a criação de estratégias locais, que hoje inspiram outras organizações populares.

Entre as experiências apresentadas por Lucyvanda, estiveram a campanha Primavera para a Vida, a Rede de Amigos da CESE e o Show Música e Direitos Humanos, que alia cultura e solidariedade para fortalecer causas sociais. Também foram mencionadas experiências de grupos apoiados pela CESE em diferentes regiões do Brasil, que têm mobilizado recursos por meio de eventos, bazares, venda de produtos, campanhas digitais e financiamento coletivo.

Segundo Lucyvanda, essas iniciativas demonstram a criatividade e a capacidade de resistência das organizações populares brasileiras:

“A mobilização de recursos não é apenas sobre captar dinheiro. É sobre construir relacionamentos, envolver comunidades, fortalecer identidades e garantir autonomia para que nossas organizações sigam firmes na defesa dos direitos.”

O debate também contou com as participações de Indika Perera (Ásia) e Grace Maingi (África), que compartilharam experiências práticas de seus contextos. Ao final, Sharon Olang, master trainer da Change the Game Academy, sistematizou os principais aprendizados, ressaltando que a diversidade de experiências apresentadas fortalece a construção de uma agenda comum no Sul Global.

Encerrando o encontro, Natália Velasquez, representante de Change the Game Academy – Região Andina, destacou: “Este webinar mostrou que, apesar das diferenças regionais, temos em comum o desafio da sustentabilidade e a vontade de inovar. A troca entre países e continentes reforça que não estamos sozinhos nessa caminhada e que aprender umas com as outras é parte essencial da mudança que queremos construir.”, concluiu Natália.

Sobre o Virando o Jogo (Change the Game Academy)

A CESE é apoiada pela Fundação Wilde Ganzen desde 2007, através de apoio a projetos. Com o Aliança Change The Game já são 10 anos de parceria na área de formação em mobilização de recursos e incidência política. O objetivo é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social, assim como diversificar fontes de recursos para garantir ações cotidianas e uma vida mais duradoura para as organizações.

São membros da Aliança ”Change The Game Academy (Virando o Jogo)”: Wilde Ganzen Foundation( Holanda), Kenya Community Development Foundation (KCDF/Quênia), Smile Foundation (Índia), The Institute for Monitoring and Evaluation (TIME /Siri Lanka), Association Burkina de Fundraising (Burkina Faso), CID – Nepal Center for Integrated Development, Corporación PODION (Colombia), CASA Gambia (Community Action Support Association/Gambia), e Satunama Foundation ( Indonésia).

Além de West Africa Civil Society Institute (Ghana), Development Expertise Center( Etiópia), West Africa Civil Society Institute (WACSI/Camarões), Advocacy and Policy Institute ( Camboja), Rhiza Babuyile ( África do Sul), Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE ( Brasil), Foundation for Civil Society (FCS/Tânzania) e Uganda National NGO Forum (Uganda), anfitriã do encontro.