CESE lança podcast para fortalecer movimentos populares na área de mobilização de recursos

O Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta terá cinco episódios, disponíveis semanalmente no canal do Youtube da CESE

Na próxima terça-feira, 05 de abril, a CESE realiza, no canal do Youtube da organização, o lançamento do podcast “Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta”, direcionado para coletivos, movimentos sociais, organizações ecumênicas e populares. No formato de programa de rádio e composto por cinco episódios, os arquivos de multimídia trarão informações e conteúdos pedagógicos sobre a importância da sustentabilidade, do relacionamento com possíveis doadores/as, da comunicação e do planejamento para a mobilização de recursos.

A CESE realiza essa iniciativa de forma mais leve e dinâmica com o intuito de colaborar com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade de grupos, dessa vez através de bate papos, dicas e ferramentas de apoio, buscando responder às necessidades de formação junto aos movimentos populares frente à conjuntura atual de cerceamento de direitos e escassez de recursos.

“A CESE procura não só estar sintonizada com as discussões e novas pautas políticas em cada conjuntura, mas também inovar nas formas de comunicar e se aproximar de seus públicos. A demanda por conteúdo em áudio tem crescido significativamente. Esse formato nos permite ter acesso à informação de acordo com nossa disponibilidade de tempo, e ainda realizar outras atividades. Será um espaço de múltiplos aprendizados”, afirma Dimas Galvão, coordenador de Projetos e Formação da CESE.

Semanalmente, os/as ouvintes terão acesso a temas que ajudarão na compreensão da importância de realizar ações de mobilização de recursos de forma mais estratégica e planejada. A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Virando o Jogo, que tem como um dos seus objetivos fortalecer as capacidades das organizações e movimentos sociais nesta área.

Sobre o Programa Virando o Jogo

O Virando o Jogo oferece cursos online e presenciais nas áreas de mobilização de recursos locais e incidência política em vários países do mundo. O objetivo da plataforma é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social. No Brasil, ele é implementado pela CESE.

Foi desenvolvido com base em um trabalho apoiado de 2007 a 2015 pela fundação holandesa Wilde Ganzen, em que foram formadas, em modalidade presencial, mais de 900 organizações do Brasil, Índia, Quênia e África do Sul. Atualmente a iniciativa também é desenvolvida em Mali, Burkina Faso, Gana, Benin, Uganda, Tanzânia, Quênia e Etiópia (continente africano); Nepal, Bangladesh e Sri Lanka (Ásia).

Para ampliar o seu alcance, o Programa disponibiliza cursos, gratuitamente, por meio do Portal Virando o Jogo.

Os cursos online estão disponíveis no Portal www.virandoojogo.org.br e podem ser oferecidos presencialmente, adaptados ao perfil dos grupos participantes.  Entre em contato com a gente!

Serviço

Lançamento do Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta

Quando: 05 de abril de 2022

Onde: Canal do Youtube da CESE