CESE participa de encontro para avaliação e planejamento da aliança virando o jogo

Promover a autossuficiência das comunidades e organizações por meio da mobilização de apoio e de recursos locais para
mudanças sustentáveis”
foi a missão pactuada na reunião anual intitulada” Directors Meet” que reuniu 50 representantes de 17 países, membros da Aliança ”Change The Game Academy (Virando o Jogo)”.

Entre os dias 29 de fevereiro e 7 de março, a Fundação Wilde Ganzen reuniu as associadas na cidade de Dhulikhel, no Nepal, próximo da espetacular Cordilheira do Himalaia. O encontro de 2024 representou um marco significativo da aliança, pois reuniu diversas organizações de diferentes países em busca de uma ação compartilhada para criar mudanças positivas em seus territórios a partir do fortalecimento das comunidades e organizações locais.

Registro final do encontro realizado no Nepal, em 7 de março de 2024

São membros da Aliança ”Change The Game Academy (Virando o Jogo)”: Wilde Ganzen Foundation( Holanda), Kenya Community Development Foundation (KCDF/Quênia), Smile Foundation (Índia), The Institute for Monitoring and Evaluation (TIME /Siri Lanka), Association Burkina de Fundraising (Burkina Faso), Uganda National NGO Forum (Uganda), Corporación PODION (Colombia), CASA Gambia (Community Action Support Association/Gambia), Satunama Foundation ( Indonésia), West Africa Civil Society Institute (Ghana), Development Expertise Center( Etiópia), West Africa Civil Society Institute (WACSI/Camarões), Advocacy and Policy Institute ( Camboja), Rhiza Babuyile ( África do Sul), CESE ( Brasil), Foundation for Civil Society (FCS/Tânzania) e CID – Nepal Center for Integrated Development ( anfitriã do encontro).

Diretores/as, coordenadores/as e formadores/as da Aliança Change The Game Academy

Plano Estratégico Plurianual 2024 – 2029

Durante a reunião foi elaborado e aprovado o Plano Estratégico Plurianual para os anos 2024 a 2029. A aliança trabalha em prol de um futuro em que todas as comunidades e organizações apoiadas sejam capazes de mobilizar apoio e recursos locais para promover as mudanças que desejam em seus territórios, de forma sustentável.


Kees de Jong – Fundação Wilde Ganzen
com Sonia Mota ( CESE) Diretores/as, coordenadores/as e formadores/as da Aliança Change The Game Academy

O Conselho de Liderança Global – GLC

O Conselho de Liderança Global – GLC, formado por 4 organizações com mandato rotativo a cada 5 anos, desempenha um papel fundamental no fornecimento de orientações estratégicas para a aliança Change The Game Academy. Além de aprovar as metas pactuadas, é o responsável por orientar e monitorar a direção da aliança e supervisionar questões relativas as associadas. Atuando como núcleo estratégico e de tomada de decisões, o GLC é composto por quatro comitês: Desenvolvimento de Conteúdo, Comunidade de Prática (CoP), Mobilização de Recursos, e o de Marketing e Branding ( desenvolvimento de campanhas e da marca). A CESE é membro do comitê desde 2023 e passa a ocupar a vice presidência em 2024.

Master Trainers Meet

Um encontro de formadores/as intitulado ‘’Master Trainers ‘’ precedeu o a reunião de diretores/as. Cerca de 10 pessoas representantes das organizações da aliança chegaram no dia 29 para a avaliação do papel do Master Trainers em seus países e na aliança, além do conteúdo dos cursos e o planejamento dos próximos anos. Momento de partilha das experiências em cada país e planejamento para os próximos 5 anos.

Reunião de formador/as de formadores/as no Nepal em avaliação e planejamento
Master Trainers no final do evento

Do Brasil, participaram do encontro da equipe CESE: Sonia Mota, diretora executiva e Patrícia Gordano, coordenadora de comunicação, além das consultoras Viviane Hermida ( formadora de formadores/as no Brasil ) e Louise Pitta, do marketing global, que atua com todas as associadas, no esforço de criar conteúdos e materiais de comunicação que contemplem as diferenças culturais de cada país, criando uma sinergia com a missão da aliança.

Louise Pitta, consultora do Change The Game Academy e da CESE

Organização Tewa, mobilização de recursos e incidência local em defesa dos direitos das mulheres

A cada encontro anual, a organização anfitriã escolhe um projeto referência no campo da mobilização de apoio e/ou recursos. Esse ano foi escolhida a Organização Tewa, que há 25 anos trabalha por igualdade, equidade, justiça e paz no Nepal, com foco no apoio aos direitos das mulheres. O objetivo da visita foi apresentar as organizações o histórico de sucesso e as experiências em incidência e mobilização de recursos locais. A Tewa atua com grupos de mulheres no Nepal, através de ações de filantropia, apoio a projetos, apoio emergencial, formação em incidência política e mobilização de recursos, promove eventos de mobilização de recursos, além de desenvolver ações com jovens e crianças em sua sede.

Entre os diversos eventos de mobilização de fundos organizados pela Tewa, destaca-se a Campanha 88 Dias que acontece desde 2005 com o slogan “Os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos”. A campanha foi lançada no dia 10 de Dezembro de 2005, coincidindo com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e foi concluída no dia 8 de Março de 2006, novamente coincidindo com o Dia Internacional da Mulher. A campanha durou 88 dias. Há 18 anos a campanha é um evento anual celebrado por organizações e ativistas pelos direitos das mulheres.

A CESE e o CHANGE THE GAME ACADEMY – VIRANDO O JOGO

A CESE é apoiada pela Fundação Wilde Ganzen desde 2007, através de apoio a projetos. Com o Programa Change The Game já são 9 anos de parceria na área de formação em mobilização de recursos e incidência política.

Foram 27 cursos de mobilização de recursos e incidência política ( presenciais e online) com 406 organizações e 695 participantes, além de 365 projetos apoiados (desde 2007).