CESE participa de encontro com organizações parceiras do Programa Virando o Jogo na Tanzânia

Formação de Conselho, Subcomitês e Comunidades de Prática foram alguns dos temas do encontro, que acontece anualmente, reunindo diretores e equipes dos parceiros do programa.

Aconteceu entre os dias 05 e 09 de fevereiro, em Zanzibar, na Tanzânia ( oeste africano), o Encontro ”Director´s Meeting”, promovido pela organização holandesa Wilde Ganzen. O encontro reuniu 44 pessoas de 15 países membros do Programa Vidando o Jogo ( Change The Game Academy). São eles: Kenya Community Development Foundation (KCDF/Quênia), Smile Foundation (Índia), The Institute for Monitoring and Evaluation (TIME /Siri Lanka), Association Burkina de Fundraising (Burkina Faso), Uganda National NGO Forum (Uganda), Corporación PODION (Colombia), CASA Gambia (Community Action Support Association/Gambia), Satunama Foundation ( Indonésia), Cordaid (Nepal), West Africa Civil Society Institute (Ghana), Development Expertise Center( Etiópia), West Africa Civil Society Institute (WACSI/Camarões), Advocacy and Policy Institute ( Camboja), Rhiza Babuyile ( África do Sul), CESE ( Brasil) e Foundation for Civil Society (FCS/Tânzania), organização anfitriã do encontro.

Kees de Jong – Diretor Executivo da Fundação Wilde Ganzen na abertura do encontro

Durante 4 dias foram realizadas diversas apresentações das experiências exitosas das organizações parceiras, além de reuniões bilaterais sobre a governança do programa,  a partir dos insumos do último encontro realizado na índia em 2022, que propõe a implantação do Change The Game Alliance, com papéis definidos para um Conselho de Gestão, Secretaria,  subcomitês temáticos e comunidades de práticas, com objetivo de ampliar a participação dos membros do programa no desenvolvimento das ações, valorizando as diferenças regionais e promovendo uma troca maior de experiências exitosas e desafios que cada organização vive em seus países.  A CESE fará parte do subcomitê de Marketing e Branding (gestão da marca) e contribuirá com as comunidades de prática.

Sonia Mota em apresentação da trajetória da CESE no Programa Virando o Jogo

A Diretora Executiva, Sonia Gomes Mota e a coordenadora de comunicação, Patricia Gordano, representaram a CESE no encontro. Sonia apresentou a trajetória da organização no programa e, como destaque, as formações em Mobilização de Recursos e Incidência Política realizadas em parceria com Misereor, Fundação Ford e Terre Des Hommes Suisse.

No último dia, o grupo visitou 2 grupos apoiados pela anfitriã Foundation for Civil Society (FCS), da Tânzania: JUVIEKA (Youth and Education Association), organização que atua com jovens e mulheres das comunidades de Zanzibar, a partir de ações de incidência e formação em direitos humanos, gênero, gestão e transparência de recursos públicos. A organização, após 2 cursos de mobilização de recursos, conseguiu realizar uma ação de  mobilização de recursos nas comunidades para realização de mais oficinas com mais jovens e mulheres.

ZAFELA (Zanzibar Famale Lawyer Association), organização formada por 70 advogadas que realizam ações  de incidência em denuncia as violações de direitos sofridas por crianças, jovens e mulheres com objetivo de propor reformas e políticas públicas no país. Além de ações, a organização realiza também cursos e oficinas  de Incidência Política com jovens das comunidades de Zanzibar.