Cese recebe visita da agência da Cooperação Internacional Pão para o Mundo

Equipe Executiva CESE e PAD com representantes de Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt na sede da organização

A CESE recebeu nos dias 04 e 05 de março a visita de dois representantes da agência Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt, Martina Winkler, a coordenadora do Programa País Brasil, e Christof Wünsch, chefe do departamento da América Latina e Caribe. O objetivo do encontro foi avaliar e refletir sobre o trabalho da CESE e do PAD (Processo de Articulação e Diálogo Internacional) referente aos três últimos anos, elencar os principais destaques e desafios da parceria, e dialogar sobre as perspectivas para o próximo triênio.

Pão para o Mundo é uma das agências de cooperação internacional de apoio histórico à CESE. Sempre atenta em levantar e afirmar leituras críticas sobre políticas brasileiras, a organização é presença constante na caminhada ecumênica profética e solidária por democracia, justiça e dignidade da pessoa humana. “Fiquei muito honrado em poder estar com Martina e Kristoffer durante os dois dias que estiveram conosco. Pão Para o Mundo é uma das principais parceiras da CESE há muitos anos, e tivemos o prazer de recebê-los no escritório da organização. ”, informa Dimas Galvão, coordenador de projetos e formação da CESE.

E essa relação também não é diferente com a organização parceira presente no encontro. Julia Esther Castro, Secretária Executiva do PAD relembra que Pão para o Mundo foi uma das organizações motivadoras da constituição do Processo de Articulação e Dialogo entre Agências Ecumênicas Europeias e Parceiros Brasileiros – PPM junto as demais agencias ecumênicas que atuam e atuaram no país. “Ao longo de 28 anos de existência do PAD é uma relação pautada na solidariedade e compromissos com a democracia e a garantia dos direitos humanos. Suas transformações sempre nos trazem desafios e nos fazem seguir adiante valorizando a importância da parceria. ”, afirma, Júlia.

Para demonstrar o alcance e efeitos da parceria com a agência, foram apresentadas as principais ações de incidência no campo do ecumenismo para a defesa de direitos, como Tapiri Ecumênico, as missões e caravanas ecumênicas em parceria Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT); os resultados dos últimos editais de apoio a projetos; as formações; as agendas de lutas dos movimentos sociais e ações de comunicação. Tudo isso, a fim de subsidiar o planejamento de 2025-2027 e cumprir a missão de continuar atuando junto aos movimentos sociais e organizações populares.

Os/as representantes de Pão para o Mundo conheceram mais de perto as ações estratégicas da CESE e do PAD, e também compartilharam a conjuntura da Alemanha. Christof Wünsch trouxe pontos importantes sobre a influência da geopolítica –  guerras e mudanças nas correlações de força – na formulação das políticas de cooperação, apontou projeções para o futuro, considerando o novo período da parceria, e trouxe também novidades referentes a instâncias e experiências da agência no Brasil.

VISITA A PROJETOS

Além do encontro, realizado no escritório da CESE, foram organizadas visitas para dois grupos apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos.  O primeiro deles foi no município de Lauro de Freitas, o Terreiro São Jorge Filho da Goméia, organização que atua com os direitos de povos e comunidades de terreiros a partir do diálogo inter-religioso, direito à cultura e também com a juventude. Uma iniciativa apoiada pela agência em 2022 através do edital “Juventudes e Direitos Digitais”.

A outra visita foi realizada na Cooperativa de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia (COOPERES), que está localizada na região do subúrbio ferroviário de Salvador. A organização traz como foco a geração de renda a partir do seguimento econômico de catadores/as de materiais recicláveis, sobretudo com as mulheres negras.

Para o coordenador de projetos e formação da CESE, visitar as organizações beneficiadas no Programa de Pequenos Projetos é oportunidade de Pão para Mundo dialogar com as lideranças e conhecer as vulnerabilidades dessas comunidades: “Puderam testemunhar a luta cotidiana por seus direitos e perceber, apesar das muitas dificuldades, a esperança estampada em cada rosto, em cada sorriso, em cada depoimento.”.

Ele avalia que esse momento é também um espaço formativo para as agências e de vivência in loco. “Para nós da CESE, esta experiência de trazer as agências para conhecer as organizações é muito importante. As pessoas vivenciam a realidade dos grupos para além do que é descrito em relatórios. É uma forma de fazer com que se sintam parte desse trabalho e ajudem a fortalecer a luta, não só no apoio financeiro, mas também político”, conclui.

Brot für die Welt (Pão para o Mundo) é uma Agência de Cooperação Internacional, composta por Igrejas protestantes regionais e livres na Alemanha, que atua em 85 países e tem como principal objetivo erradicar a fome, as desigualdades e injustiças sociais.