CESE se soma aos atos do 8 de março e projeta mensagens por direitos e justiça para mulheres em todo país

Em referência ao 08 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a CESE somou forças ao conjunto de ações coletivas pela vida das mulheres e realizou a uma série de projeções em diversas localidades do país. A ação teve como objetivo visibilizar os enfrentamentos e as luta das mulheres, historicamente vítimas de dominação, opressão e racismo.

Há dois anos, vivenciamos o agravamento das desigualdades sociais que tem elevado a violação dos direitos das mulheres brasileiras. Crescimento do feminicídio e das taxas de desemprego entre as mulheres; ampliação do discurso de ódio e da violência contra trans e lésbicas; escancaramento do racismo e dos fundamentalismos; destruição de territórios, aumento da violência no campo e da contaminação por agrotóxicos refletem como as raízes capitalistas, racistas e patriarcais ampliam as desigualdades e as violências contra as mulheres, sobretudo no período epidêmico.

Para marcar a data, a CESE ocupou muros, prédios e vias públicas de diversas cidades para denunciar a persistente violação de direitos das mulheres. A ação chamou atenção para o momento político e socioeconômico brasileiro e como as mulheres são as mais expostas e vulneráveis diante do desmonte do Estado, do crescimento do conservadorismo e da fragilização da democracia.

Além das denúncias, as projeções também espalharam mensagens com a afirmação da luta, intensificando a força política e a voz das mulheres brasileiras na atual conjuntura.

A ação foi realizada em quatro capitais do Nordeste: Salvador (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Recife (PE). Em duas cidades da região Norte, Manaus (AM) e Belém (PA), na cidade mais populosa do país, São Paulo (SP), além da capital federal, Brasília (DF).

Confira mais imagens das projeções no vídeo abaixo:

#PelaVidaDasMulheres #8M #8deMarço #Democracia #MulheresNoPoder #MulheresnaPolitica #MarçoDeLutas #MulheresLivres #DiaDaMulher #DiaDeLutaDasMulheres #MulheresRuraisNaLuta #diadelutadasmulheres #MulheresCamponesas #MulheresIndígenas #MulheresNegras #MulheresQuilombolas #TransFeminista #Educacao #Empoderamento  #Cuidado #divisaojusta #FeministasPorDireitos #pelofimavioleciacontraasmulheres