Com apoio da Cese, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata mobiliza recursos para fortalecimento e autonomia de mulheres agricultoras e empreendedoras

Instituído em 1987, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), foi fundado por lideranças sindicais, agricultores/as familiares e profissionais das ciências agrárias, com o objetivo de ampliar a capacitação social e desenvolver sistemas de produção adequados à realidade da Zona da Mata de Minas Gerais.

Suas ações são voltadas a ampliar o conhecimento e a prática da agroecologia de agricultores familiares e trabalhadores rurais, assim como construir e promover o acesso a políticas públicas adequadas para o contexto da agricultura familiar.

O projeto “Trocando Saberes e Produzindo Sabores na Cozinha Comunitária do CTA-ZM” apoiado pela Cese, dentro da metodologia de dupla participação, tem como objetivo capacitar as mulheres agricultoras e empreendedoras que utilizam a cozinha comunitária do CTA-ZM, além de fortalecer os empreendimentos produtivos e potencializar a geração de renda. Visa também o fortalecimento do protagonismo e autonomia dessas mulheres e a formação de novos grupos.

“Essa ação fortalece e dá visibilidade ao trabalho de mulheres empreendedoras onde elas mesmas deram as oficinas, para que elas se sentissem protagonistas desse espaço. Além da divulgação da cozinha para outros grupos e o principal que é a promoção da segurança alimentar nutricional”. Afirmou Sinthia Luzia, assessora Técnica – programa mulheres e agroecologia.

As atividades propostas aconteceram entre 03 de outubro a 15 de dezembro de 2022, foram oficinas de capacitação com temáticas como: Massas, salgados e afins; Marketing e Comunicação; Confeitaria e Panificação; Gestão de empreendimentos; Precificação de produtos; políticas institucionais de alimentação e meios de comercialização para a agricultura familiar; Oficinas de boas práticas e intercâmbio para troca de experiências entre os empreendimentos.

Cozinha CTA

As oficinas temáticas foram direcionadas às empreendedoras que já faziam uso da cozinha comunitária. E as oficinas de boas práticas foram direcionadas aos grupos e empreendimentos em formação. Nos intercâmbios os grupos beneficiários realizaram troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos.

Mobilização de Recursos- Metodologia Dupla Participação

 O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata foi contemplado na categoria Metodologia de Dupla Participação, modalidade que consiste na mobilização de recursos locais pelos grupos apoiados e a Cese dobra o valor arrecadado.

“A primeira coisa que fizemos nesse processo de mobilização de recursos foi pensar no que fosse atrair mais o público e fosse acessível. Não adianta pensar na agroecologia e na produção de alimentos se não for uma produção acessível”. Relata Sinthia.

A estratégia de mobilização adotada, realizada de julho a setembro de 2022, foi de venda de caldos; Almoço especial da cozinha escola comunitária do CTA-ZM; Rifa de produtos, tendo as redes sociais como aliada para divulgação das atividades.

A experiência de mobilização de recursos, segundo Sinthia, foi algo inédito que surtiu muitos efeitos: “A cozinha tem ampliado e ganhando muita visibilidade após a execução do projeto, que já é referência em Viçosa, na produção de alimentos saudáveis”.  Ela menciona que a construção da cozinha escola comunitária, foi finalizada no início da pandemia, não sendo possível fazer atividades nesse período porque houve um distanciamento das pessoas, levando a uma desmobilização do grupo: “Já estávamos pensando quais seriam as alternativas para conseguir fazer esse processo de rearticulação para retornar aos trabalhos”.

Foto 1: Ganhadora das duas cestas sorteadas . Foto 2: vencedora da rifa com as produtoras

Trocando Saberes e Produzindo Sabores na Cozinha Comunitária do CTA-ZM é um projeto de potencialização de empreendimentos coletivos e empoderamento feminino através da geração de renda e acesso a novos mercados. “A experiência de execução do projeto foi muito bacana porque foi algo que partiu delas mesmas das empreendedoras que utilizam a cozinha, foi um processo de formação continuada, onde elas se viam como protagonistas desse processo”.

A meta para mobilização de recursos, segundo Sinthia, foi alcançada sem sobrecarga de trabalho e com o apoio de toda equipe do CTA. Ela fala também da importância da parceria e apoio da Cese: “A Cese é uma organização muito importante para nós do CTA, uma parceira de longa data e isso porque a gente preza pelo trabalho em rede, pela ajuda mútua entre as organizações que dialogam e compartilham de uma mesma missão, que é a do fortalecimento da agricultura familiar, de uma agricultura mais sustentável, que possa estar contribuindo  nesse processo de amenização das mudanças climáticas”.

“Podemos dizer que foi um projeto que teve muito sucesso para as mulheres, para a comunidade e para o CTA. A gente conseguiu alcançar esse resultado com muito êxito”!