Instituto Odara realiza em Salvador o lançamento do novo livro de bell hooks, “Olhares negros”

O livro “Olhares negros: raça e representação”, da pensadora negra feminista norte-americana bell hooks, será lançado em Salvador, no dia 23 de maio, às 18h, na sede da CESE, na Graça. O lançamento será realizado com a presença da jornalista, intelectual e feminista Rosane Borges, que escreveu o prefácio do livro.

O livro tem sido considerado uma das mais importantes publicações da Editora Elefante. Em entrevista, bell hooks diz que “nenhum outro livro de crítica cultural que eu tenha escrito é tão essencial para a nossa compreensão das ligações entre raça, representação, questões de autodefinição das pessoas negras e a descolonização de todos nós”, diz a autora.

Lançado originalmente em 1992, olhares negros foi relançado nos Estados Unidos em 2015, e agora chegou ao Brasil e as repúblicas nordestinas. Em março foi lançado no Maranhão. Em entrevista para a Editora Elefante Rosane Borges reflete sobre a importância deste clássico. “Não há como negar que Olhares negros é um livro que nasce clássico, desafiando as políticas de visibilidade e as noções de representação, levando em conta o que significou e o que significa o processo de colonização e dominação nos países marcados pela pior tragédia da humanidade: a escravidão transatlântica”, explica Rosane Borges, no texto que abre o livro.

Você não pode perder!

O que ? Lançamento do livro “Olhares negros”, de Bell Hooks em Salvador
Quando? Quinta-feira, 23 de maio; Às 18h
Onde? Na Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), R. da Graça, 164 – Graça, Salvador