Lançamento da Cartilha de Direitos Humanos brinda Roda de Diálogo sobre papel da cooperação internacional na defesa de direitos no Brasil

A programação do Fórum Social Mundial conta com uma agenda de destaque: o lançamento da edição atualizada da Cartilha de Direitos Humanos (no ano em que se celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos) e a Roda de Diálogo “A agenda dos direitos humanos no Brasil e os desafios da cooperação entre parceiros locais, nacionais e internacionais”. A atividade acontece no dia 15 de março, às 14h, na Tenda da Casa Comum e dos Direitos Humanos- UFBA (Ondina).

A roda abrirá os trabalhos desta tarde e tem como objetivo ampliar e aprofundar o debate sobre o papel da cooperação internacional para o fortalecimento da agenda de direitos humanos no Brasil, e para a retomada de diálogos e parcerias entre articulações e redes intercontinentais e globais.

A atividade é uma realização conjunta do Fórum Ecumênico Brasil (FE-Brasil), CESE, Processo de Articulação e Diálogo Internacional (PAD) e Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

TEMAS / CONVIDADAS E CONVIDADOS PARA A MESA

  • Democracia x luta por direitos x desigualdades

Debatedor: Paulo Carbonari, filósofo e professor do IFIBE, assessor da Articulação de Monitoramento dos DH e ativista do MNDH

  • Justiça socioambiental (mineração; direito à água; povos e comunidades tradicionais)

Debatedora: Maiana Teixeira /FASE; responsável pelo programa de Justiça Sócio Ambiental

  • Violência Institucional e suas variáveis (feminicídio; juventude negra; encarceramento em massa; povos tradicionais)

Debatedora: Benilda Brito – Professora de Direitos Humanos da PUC/MG no Curso de Direito. Ativista dos Movimentos feminista e negro. Coordena o Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras de BH, entidade que representa na Plataforma DHESCA. Coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA – Instituto da Mulher Negra/ BA, com ênfase em mulheres negras contra o extermínio da juventude negra, e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste Brasileiro. É membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulher.

LANÇAMENTO DA CARTILHA

Após a roda de diálogo, terá início o lançamento da nova Cartilha dos Direitos Humanos. Ao completar 45 anos, a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço – reedita a publicação, tendo como texto-base a Declaração Universal dos Direitos Humanos e artigos do PIDESC – Pacto Internacional Sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP), referenciados por textos bíblicos. A cartilha foi lançada pela primeira vez juntamente com o nascedouro da organização, na década de 70, em plena ditadura militar.

A CESE apresenta, agora, mais uma edição revista, ampliada e comemorativa deste livreto (nos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos), com a atualização dos documentos das Igrejas-Associadas da CESE, que comentam cada artigo.

“O fato de até aqui as sucessivas edições terem alcançado mais de 2 milhões de exemplares revela, ao mesmo tempo, a boa aceitação da cartilha, mas, também, o quanto as violações e garantias continuam desrespeitadas e a exigência profética de estarmos em sintonia com os sinais do nosso tempo”, avalia a diretora executiva da CESE, Sônia Mota.

SERVIÇO

O QUE: Roda de diálogo “A agenda dos direitos humanos no Brasil e os desafios da cooperação entre parceiros locais, nacionais e internacionais” e lançamento oficial da edição atualizada da Cartilha dos Direitos Humanos

QUANDO: 15 de março de 2018, às 14h                                              

ONDE: Tenda da Casa Comum e dos Direitos Humanos- UFBA (Ondina, Salvador-BA)