Povos da Amazônia e os impactos dos mega projetos

Está no ar o terceiro e penúltimo episódio da série “Guardiões e guardiãs da Floresta: Direito Territorial e Clima na Amazônia”, uma parceria do Guilhotina, o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com a CESE.

O episódio trata sobre os impactos dos grandes empreendimentos na vida dos Povos da Amazônia, a partir do processo de resistência e os impactos das hidrelétricas do Rio Madeira com o Océlio Muniz, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Fala sobre os impactos do turismo para as comunidades quilombolas do Jalapão, que foram as responsáveis por conservar a área que hoje é um dos principais pontos turísticos do estado, na entrevista com Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins. E, por fim, traz a fala de Giofan Erasmo Cruz Mandulão, do povo Macuxi e integrante do Conselho Indígena de Roraima. Ele relata a experiência do seu povo no enfrentamento às mudanças climáticas.

Esta série especial aborda o papel fundamental que povos e comunidades tradicionais da Amazônia desempenham no enfrentamento às mudanças climáticas. Mostramos como garantir o direito ao território é importante para a manutenção desses modos de vida que protegem a biodiversidade. São quatro episódios quinzenais com entrevistas e depoimentos de pessoas de diferentes estados da Amazônia Legal.

Ficha técnica
Apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino
Apoio de produção: Tarcilo Santana, Vinícius Benites e Rosana Fernandes
Captação e edição: Beatriz Pasqualino
Sonorização: André Paroche
Arte: Maria Moura
Apoio técnico: Rádio Tertúlia