No Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, a CESE, em parceria com a Articulação de Mulheres do Cerrado, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e o Le Monde Diplomatique Brasil, lança a série especial do podcast Guilhotina: “Mulheres do Cerrado: diálogos sobre clima e sistemas alimentares”.

O primeiro episódio reúne Letícia Rangel Tura (FASE), Maryellen Crisóstomo (CONAQ) e Juvana Xakriabá (Articulação da Juventude Xakriabá), que discutem os impactos da crise climática e denunciam as falsas soluções que ameaçam territórios e modos de vida tradicionais.
A produção é de Bianca Pyl e Luís Brasilino, com apoio da HEKS-EPER e do Instituto Ibirapitanga. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Dia Nacional do Cerrado
O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro, data instituída pelo Decreto Presidencial de 20 de agosto de 2003. A criação da data busca chamar atenção para a importância desse bioma, um dos mais ameaçados pelo avanço do agronegócio. Nesse contexto, a CESE tem apoiado organizações e comunidades tradicionais do Cerrado por meio do fortalecimento de iniciativas locais e de projetos que articulam as pautas dos povos que habitam esse bioma.Além disso, a CESE investe em estratégias de comunicação, em parceria com coletivos e veículos da mídia alternativa, como a campanha Agro é Fogo e o jornal Le Monde Diplomatique Brasil, ampliando as vozes dos povos do Cerrado e fortalecendo suas lutas em defesa do território.
Ouça o podcast: CLIQUE AQUI