Publicações | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Publicações


DIREITOS HUMANOS

Declaração Universal do Direitos Humanos

Em 2018, quando completou seu 45ª aniversário, a CESE reeditou a publicação “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O livreto histórico e mais conhecido da CESE traz uma Edição Comemorativa de 70 anos da Declaração, tendo como texto-base a Declaração Universal dos Direitos Humanos e artigos do PIDESC – Pacto Internacional Sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, referenciados por textos bíblicos. Esta edição traz uma nova ilustração e conta com organizações parceiras no apoio para elaboração da publicação.

Ver Publicação →

Direitos Humanos no Brasil 2014

“Direitos Humanos no Brasil 2014”, tem como objetivo relatar e analisar a situação dos direitos humanos no país. O livro, que está na 15ª edição é anualmente escrito a várias mãos, com textos de autores que atuam em movimentos e organizações sociais em busca de um mundo com justiça e equidade nas diferentes áreas abordadas, que nos fornecem um amplo panorama da atual conjuntura no Brasil. O livro serve como denúncia e também como instrumento que nos aponta caminhos a trilhar em busca de alternativas e soluções para a efetivação dos direitos humanos.

Ver Publicação →

Declaração Universal do Direitos Humanos

A CESE já fez circular mais de dois milhões de exemplares por todo o País. Sua distribuição é voltada para toda a sociedade, desde movimentos sociais e organizações populares, até escolas e universidades. Logo depois do massacre no presídio de Carandiru, na capital – São Paulo – em 1992, presidiários sobreviventes empunham um exemplar do livreto dos Direitos Humanos publicado pela CESE. Fotos semelhantes foram estampadas por toda a imprensa do País e por diversos veículos da mídia internacional. Isso mostra a capacidade de circulação nacional e sua importância junto a públicos considerados formadores de opinião.

Ver Publicação →

ECUMENISMO

Campanha Primavera para a Vida

Realizada desde o ano 2000, a Campanha Primavera para a Vida tem o objetivo de estreitar e ampliar a articulação com as bases das Igrejas. Todos os anos, a organização renova seu compromisso ecumênico de apoio à luta por direitos no Brasil, não só com roda de conversas e eventos, mas também por meio de subsídios que ajudam nos estudos bíblicos e encontros das igrejas.

Segue abaixo os materiais das edições de 2017, 2018, 2019 e 2020 que foram incluídos nas programações das igrejas e dos grupos locais durante o período de realização da campanha. São reflexões ajudam a entender e aprofundar as temáticas escolhidas em cada ano.

2020

– “As Fomes do povo e as partilhas do Reino de Deus em tempos de pandemia”

 

Ver Publicação →

2019

“Águas da Resistência”

 

 Ver Publicação →

2018

– “Bem-aventuradas as vidas que defendem os Direitos, a Justiça e a Paz

 

Ver Publicação →

2017

2016

– “Direito à Vida da Juventude”

 

Ver Publicação →

2015

– “Eu respeito a diversidade religiosa. E você?”

 

Ver Publicação →

EQUIDADE RACIAL

A CESE, organização ecumênica que atua na promoção, defesa e garantia de direitos, identifica e reconhece a existência do racismo individual, institucional e estrutural na construção histórica do Estado e da sociedade brasileira e que esse racismo é gerador de injustiças contra a população negra. Movida pela missão institucional de fortalecer a luta por democracia e justiça no país, a CESE reafirma publicamente o compromisso com o antirracismo ao elaborar sua Política Institucional de Equidade Racial na qual estão definidas estratégias para a superação do racismo no âmbito da gestão e ação institucionais. Durante sua trajetória de atuação, organização produz materiais com a sistematização da experiência de diálogos e articulações realizadas sobre essa temática.
Mulheres Negras e Populares

Publicação que sistematiza as vivências com mais de 82 organizações de mulheres negras e de setores populares do Norte e Nordeste que entre os anos de 2015 e 2017 participaram da Ação que deu apoio a diversas estratégias desenvolvidas e propostas pelas próprias mulheres das organizações apoiadas.

Ver Publicação →

Fortalecimento do Movimento Quilombola

Na perspectiva de contribuir para o fortalecimento das capacidades das movimento quilombola brasileiro com vistas à sustentabilidade financeira e política, a CESE elaborou Guia para Elaboração de Projetos Sociais. Além de trazer conteúdo para o desenvolvimento de novos projetos, são compartilhados nesta publicação as experiências, os saberes, e as histórias de diversas comunidades quilombolas.

Ver Publicação →

Equidade Racial

A publicação revisita a experiência que a CESE construiu em conjunto com seus parceiros (Instituto Mídia Étnica e Steve Biko) no quadro do Programa Equidade Racial/Projeto de Fortalecimento Institucional para o Combate ao Racismo, implementado entre os anos de 2011 e 2013 com foco no Nordeste Brasileiro.

Ver Publicação →

Direitos Quilombolas

A livro mostra a avaliação sobre o impacto do apoio das organizações da Aliança ACT no Brasil ao movimento e às comunidades quilombolas desde 1996 até 2009. Foram analisados cinco casos de comunidades, e CESE, Koinonia e Fundação Luterana de Diaconia fizeram parte do estudo. O relatório traz também uma contextualização da questão quilombola hoje no Brasil e apresenta reflexões sobre os impactos, aprendizados, desafios e recomendações a partir do trabalho realizado.

Ver Publicação →

Identidade Negra

Este livro é fruto da Avaliação de Efetividade do Programa de Pequenos Projetos – PPP e do Encontro de Agentes de Projetos – EAP, realizado em 2008, no qual muitas organizações do movimento negro e social participaram e contribuíram qualitativamente para as reflexões sobre identidade negra.

Ver Publicação →

INCIDÊNCIA PÚBLICA DE ARTICULAÇÃO E REDES

Através da sua atuação, a CESE visa fortalecer a capacidade de intervenção de redes nos processos de formulação, execução e controle das políticas públicas; contribuir com processos de ação em rede das organizações sociais; e estimular a produção e a difusão de conhecimentos socialmente úteis a partir da sistematização das experiências. Segue sistematização do Programa de Apoio Estratégico (PAE), já finalizado, permitiu o apoio a 17 redes e articulações:
“Tecendo as Redes da Democracia – Sistematização do PAE”

A sistematização da segunda edição do PAE retoma o histórico de uma opção feita pela CESE em 2002, num contexto que indicava a necessidade de reforço as ações articuladas da sociedade civil brasileira e seu fortalecimento para a incidência pública junto ao governo e à sociedade. PAE demonstrou seu caráter estratégico, como complementação importante ao Programa de Pequenos Projetos – PPP

Ver Publicação →

DIREITO A TERRA, ÁGUA E TERRITÓRIO

A CESE tem assumido historicamente o compromisso com uma diversidade de lutas das populações que vivem no campo por terra, território e pela água, compreendendo a indissociabilidade entre elas. Destaca-se o apoio às lutas de resistência aos grandes projetos que afetam os territórios e o meio ambiente onde vivem populações camponesas e populações tradicionais, a exemplo das monoculturas ligadas ao agronegócio, mineradoras, barragens, pesca industrial, turismo, portos, ferrovias, madeireiras. Dessa forma, a CESE publica textos e artigos nesse campo.
Percepção das Comunidades Tracionais sobre Mudanças Climáticas

O documento tem como objetivo apresentar as reflexões sobre a aplicação do “Instrumento Participativo de Avaliação de Riscos Climáticos e de Desastre” em cinco situações distintas, e é parte do processo de aprofundamento na temática das mudanças climáticas promovido pelas organizações parceiras do Programa Direito a Terra, Água e Território -DTAT. Ampliar o conhecimento dos parceiros e comunidades neste tema tem se revelado um elemento chave para a sua incidência em espaços públicos e para a qualificação de suas estratégias de resistência.

Ver Publicação →

DIREITO À CIDADE

A CESE entende as cidades como espaço de contradições e disputas, com a imposição de um modelo privatista que aprofunda a segregação socioespacial e racial, a partir de alianças entre poderes públicos e setores do mercado. Em sintonia com os movimentos urbanos, a organização abraça uma concepção ampla de Direito à Cidade, tornando uma Política Referencial de apoio a projetos não apenas para ter acesso a serviços, mas como o direito de renovar e transformar as cidades. Nesse sentido, a CESE publica textos e artigos nesse campo.
Direito à Cidade

O libro é uma avaliação Efetividade de efeitos dos “efeitos externos” na promoção de mudanças sociais e econômicas da política referencial DIC – Direito à Cidade. O estudo realizado procurou identificar efeitos na promoção do acesso à moradia como uma questão central afirmação do Direito à Cidade. Foi levantada uma amostra de projetos relacionados a esse tema que compreendeu 15 projetos apoiados entre 2004 e 2006 com12 entidades executoras.

Ver Publicação →

Direito Achado na Rua

Obra organizada pelo Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua da Universidade de Brasília (Unb) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). A contribuição da CESE compõe o capítulo 22 do livro, em texto intitulado “A cidade como espaço de lutas por direitos: a Política Referencial de Direito à Cidade da CESE em sua atuação junto aos movimentos sociais”. Elaborado a partir dos acúmulos coletivos da instituição e da sua Política Referencial, foi atualizado e permeado pela conjuntura sociopolítica de intensos retrocessos democráticos, bem como por diálogos realizados com representantes de movimentos sociais e organizações parceiras.

Ver Publicação →

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

 

Guia de Mobilização de Recursos

Na perspectiva de contribuir para o fortalecimento de capacidades das organizações da sociedade civil com vistas à sustentabilidade, a CESE desenvolveu o Guia de Mobilização de Recursos com experiência de movimentos sociais e organizações populares que participaram do Programa Ação para Crianças (2007 a 2015). Esse guia apresenta o passo a passo de como angariar recursos através de eventos, atividades de geração de renda, vaquinhas virtuais, editais, entre outros.

 

Ver Publicação →

Mobilização de Recursos Locais: o Desafio da Sustentabilidade
A contribuição do Programa Ação para Crianças

Essa obra apresenta a sistematização de sete anos do Programa Ação para Crianças na CESE. São experiências, formas criativas e diversificadas que ajudaram a organização ampliar suas capacidades de mobilizar recursos nacionais, melhorar sua visibilidade institucional, promover a sustentabilidade e garantir a defesa de direitos através da Metodologia Dupla Participação.

 

Ver Publicação →